PROBABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA BNCC

Curso 08
27
dez

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explicita a Probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental com uma abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações-problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim sendo, no presente curso de extensão desenvolveremos diversas ações formativas envolvendo a temática da Probabilidade na perspectiva da BNCC para preparar os professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do Ensino Fundamental, pois a BNCC explicita que nos Anos Iniciais a finalidade do ensino de probabilidade é promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos. Para isso, o início da proposta de trabalho com probabilidade está centrado no desenvolvimento da noção de aleatoriedade, de modo que os alunos compreendam que há eventos certos, eventos impossíveis e eventos prováveis. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o ensino de probabilidade deve ser ampliado e aprofundado, por meio de atividades nas quais os alunos façam experimentos aleatórios e simulações para confrontar os resultados obtidos com a probabilidade teórica – probabilidade frequentista. As atividades, projetos, e recursos didáticos estarão alinhadas a esses pressupostos e serão disponibilizados para todos os participantes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do GEPEME (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas) disponível em: https://matematicanaescola.com/ava/. Assim sendo, esse curso de extensão se constitui como um espaço importante para a formação continuada dos professores em serviço nas escolas se aperfeiçoarem para implementarem em suas práticas as habilidades contidas na BNCC envolvendo a Probabilidade. Desta maneira, com a realização do presente curso de extensão 100% a distância, a UNEMAT se consolidará como IES pioneira no estado de Mato Grosso em iniciativas que promovem formação continuada online para professores que ensinam Matemática que atuam nas escolas da Educação Básica.

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola Canal do Youtube - https://www.youtube.com/MarcioUrelRodrigues Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues
Objetivo Geral Desenvolver ações formativas envolvendo a temática da Probabilidade na perspectiva da BNCC para preparar os professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do Ensino Fundamental   Objetivos Específicos:
  • Capacitar os professores da Educação Básica para estarem elaborando atividades, sequencias didáticas e projetos de ensino envolvendo a Probabilidade em sala de aula do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Promover trocas de experiências e a criação de novas possibilidades de ensino-aprendizagem da probabilidade nas escolas da Educação Básica.
Proporcionar experiências de trabalho envolvendo conceitos de probabilidade apontando alguns materiais e situações de sala de aula que possam subsidiar o trabalho dos professores que ensinam Matemática nas escolas.
O curso será dividido em 8 módulos, sendo que a formação dos professores será 100% a distância no ambiente virtual de aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/ Os oito módulos do curso serão:
  1. Probabilidade na Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  2. Ensino de Probabilidade no Contexto das Pesquisas em Educação Matemática;
  3. Jogos e Recursos Didáticos no Ensino de Probabilidade no Ensino Fundamental;
  4. Habilidades envolvendo a Probabilidade no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
  5. Habilidades envolvendo a Probabilidade no 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
  6. Habilidades envolvendo a Probabilidade no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  7. Habilidades envolvendo a Probabilidade no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  8. Orientações para o elaboração de um vídeo ou registro do relato de experiência desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
No Sistema serão disponibilizadas e desenvolvidas todas as atividades teóricas e práticas das curso, além disso, ele será o meio de comunicação entre os participantes. Poderão participar do presente curso: - Professores que atuam nas escolas da Educação Básica; - Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As atividades síncronas e assíncronas serão devidamente planejadas para serem executadas através de ferramentas no AVA (https://matematicanaescola.com/ava/) como fóruns, chat, notícias, áudios, vídeos e lives). Todos os módulos cursados virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante toda a duração do curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores até o final do curso. Todos os módulos contarão com o apoio de recursos didáticos, como textos, vídeo e áudio. A teoria apresentada no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor (formador) estará vinculada à prática por meio de atividades que os professores cursistas deverão implementar com os seus alunos nas escolas da Educação Básica. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais serão realizados pelos membros da equipe do curso de extensão (Professores da Unemat) e também por dois discentes (bolsistas) à distância.
Será considerado aprovado no curso e terá direito ao certificado registrado, o participante que satisfizer, simultaneamente, as três seguintes condições:
  1. Ter participado em 75% dos módulos on-line;
  2. Ter participado das atividades avaliativas obrigatórias (fóruns de discussão, e tarefas) de cada um dos oito módulos;
  3. Ter encaminhado um vídeo ou registros da experiência planejada e desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
    • Os certificados serão disponibilizados individualmente por meio do link https://matematicanaescola.com logo após os participantes terem desenvolvidos todas as atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/. Além disso, enviaremos para o e-mail dos concluintes do curso os certificados registrados pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Barra do Bugres;
    • Serão emitidos certificados de 80 horas para os cursistas que cumprirem todos os três requisitos da avaliação;
    Serão emitidos certificados de 40 horas para os cursistas que participaram dos 75% dos módulos on-line do curso, no entanto não submeteram as atividades avaliativas obrigatórias de cada um dos oito módulos até 30 de novembro de 2020. Ressaltamos que o Prazo limite para os participantes realizarem todas as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem será 30 de novembro de 2020.
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Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola

R$220,00