PENSAMENTO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA BNCC

Curso 05
27
dez

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta o desenvolvimento do pensamento numérico dos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental, pois a unidade temática – Números –  tem como finalidade desenvolver o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. A BNCC explicita que nos anos iniciais essa temática deve envolver a resolução de problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações. Assim sendo, no presente curso de extensão desenvolveremos diversas ações formativas a respeito do ensino e aprendizado da unidade temática dos números na perspectiva da BNCC para que os professores que ensinam Matemática possam tomar as melhores decisões quanto aos aspectos didáticos e metodológicos em sala de aula nos anos iniciais das escolas da Educação Básica. Assim sendo, no presente curso, os participantes terão oportunidades de refletirem sobre o trabalho com números nos anos iniciais por meio de amplo repertório teórico. As atividades e recursos didáticos serão disponibilizados para todos os participantes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do GEPEME (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas) disponível em: https://matematicanaescola.com/ava/. Assim sendo, esse curso de extensão se constitui como um espaço importante para a formação continuada dos professores em serviço nas escolas se aperfeiçoarem para implementarem em suas práticas as habilidades contidas na BNCC envolvendo o Pensamento Numérico. Desta maneira, com a realização do presente curso de extensão 100% a distância, a UNEMAT se consolidará como IES pioneira no estado de Mato Grosso em iniciativas para melhorar a prática dos professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica.

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola Canal do Youtube - https://www.youtube.com/MarcioUrelRodrigues Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues
Elaborar e desenvolver ações formativas envolvendo o pensamento numérico na perspectiva da BNCC para preparar os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais das escolas da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do 1º ano ao 5º anos do Ensino Fundamental   Objetivos Específicos:
  • Capacitar os professores da Educação Básica para estarem elaborando atividades, sequencias didáticas e projetos de ensino envolvendo o Pensamento Numérico em sala de aula;
  • Promover trocas de experiências e a criação de novas possibilidades de ensino-aprendizagem do Pensamento Numérico nos anos iniciais (1º ano ao 5º anos) do Ensino Fundamental;
Proporcionar experiências de trabalho apontando alguns materiais e situações de sala de aula que possam subsidiar o trabalho dos professores que ensinam Matemática com o Pensamento Numérico nos anos iniciais (1º ano ao 5º anos) do Ensino Fundamental;
O curso será dividido em 8 módulos, sendo que a formação dos professores será 100% a distância no ambiente virtual de aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/ Os oito módulos do curso serão:
  1. Pensamento Numérico na Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  2. Resolução de Problemas para o desenvolvimento do pensamento numérico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  3. Habilidades dos Números na BNCC para os 1º ano do Ensino Fundamental;
  4. Habilidades dos Números na BNCC para os 2º ano do Ensino Fundamental;
  5. Habilidades dos Números na BNCC para os 3º ano do Ensino Fundamental;
  6. Habilidades dos Números na BNCC para os 4º ano do Ensino Fundamental;
  7. Habilidades dos Números na BNCC para os 5º ano do Ensino Fundamental;
  8. Orientações para o elaboração de um vídeo ou registro do relato de experiência desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  No Sistema serão disponibilizadas e desenvolvidas todas as atividades teóricas e práticas das curso, além disso, ele será o meio de comunicação entre os participantes. Poderão participar do presente curso: - Professores que atuam nas escolas da Educação Básica; - Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As atividades síncronas e assíncronas serão devidamente planejadas para serem executadas através de ferramentas no AVA (https://matematicanaescola.com/ava/) como fóruns, chat, notícias, áudios, vídeos e lives). Todos os módulos cursados virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante toda a duração do curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores até o final do curso. Todos os módulos contarão com o apoio de recursos didáticos, como textos, vídeo e áudio. A teoria apresentada no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor (formador) estará vinculada à prática por meio de atividades que os professores cursistas deverão implementar com os seus alunos nas escolas da Educação Básica. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais serão realizados pelos membros da equipe do curso de extensão (Professores da Unemat) e também por dois discentes (bolsistas) à distância.
Será considerado aprovado no curso e terá direito ao certificado registrado, o participante que satisfizer, simultaneamente, as três seguintes condições:
  1. Ter participado em 75% dos módulos on-line;
  2. Ter participado das atividades avaliativas obrigatórias (fóruns de discussão, e tarefas) de cada um dos oito módulos;
  3. Ter encaminhado um vídeo ou registros da experiência planejada e desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  • Os certificados serão disponibilizados individualmente por meio do link https://matematicanaescola.com logo após os participantes terem desenvolvidos todas as atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/. Além disso, enviaremos para o e-mail dos concluintes do curso os certificados registrados pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Barra do Bugres;
  • Serão emitidos certificados de 80 horas para os cursistas que cumprirem todos os três requisitos da avaliação;
Serão emitidos certificados de 40 horas para os cursistas que participaram dos 75% dos módulos on-line do curso, no entanto não submeteram as atividades avaliativas obrigatórias de cada um dos oito módulos até 30 de novembro de 2020. Ressaltamos que o Prazo limite para os participantes realizarem todas as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem será 30 de novembro de 2020.
Admin bar avatar

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola

R$220,00