GRANDEZAS E MEDIDAS NA PERSPECTIVA DA BNCC DO 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cruso 06
27
dez

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza que as medidas quantificam grandezas do mundo físico e são fundamentais para a compreensão da realidade. Assim, a unidade temática – Grandezas e Medidas, propõe o estudo das medidas e das relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorecendo assim a integração da Matemática a outras áreas de conhecimento. Assim sendo, no presente curso de extensão desenvolveremos diversas ações formativas a respeito do ensino e aprendizagem da unidade temática Grandezas e Medidas na perspectiva da BNCC para que os professores que ensinam Matemática possam desenvolver um ensino através da resolução de situações-problema envolvendo a exploração e compreensão dos conceitos de grandezas e medidas. As atividades e recursos didáticos serão disponibilizados para todos os participantes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do GEPEME (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas) disponível em: https://matematicanaescola.com/ava/. Assim sendo, esse curso de extensão se constitui como um espaço importante para a formação continuada dos professores em serviço nas escolas se aperfeiçoarem para implementarem em suas práticas as habilidades contidas na BNCC envolvendo a temática Grandezas e Medidas. Concluímos afirmando que com a realização do presente curso de extensão 100% a distância, a UNEMAT se consolidará como IES pioneira no estado de Mato Grosso em iniciativas para melhorar a prática dos professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica.

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola Canal do Youtube - https://www.youtube.com/MarcioUrelRodrigues Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues
Elaborar e desenvolver ações formativas envolvendo a unidade temática – Grandezas e Medidas na perspectiva da BNCC para preparar os professores que ensinam Matemática nas escolas a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental   Objetivos Específicos:
  • Capacitar os professores da Educação Básica para estarem elaborando atividades, sequencias didáticas e projetos de ensino envolvendo a Unidade Temática – Grandezas e Medidas em sala de aula;
  • Explicitar novas possibilidades de ensino-aprendizagem das grandezas e medidas em diversas situações do cotidiano promovendo assim a contextualização dos conteúdos;
  • Articulação com outras áreas de conhecimento: exemplos dos diferentes usos das grandezas e medidas nas Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia);
Articular a unidade temática – grandezas e medidas - com outros conteúdos matemáticos: para a construção de conceitos internos à Matemática (Geometria, Números Racionais e Operações).
O curso será dividido em 8 módulos, sendo que a formação dos professores será 100% a distância no ambiente virtual de aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/ Os oito módulos do curso serão:
  1. Grandezas e Medidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
  2. Interdisciplinaridade no ensino da unidade temática - Grandezas e Medidas;
  3. Habilidades das Grandezas e Medidas na BNCC para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
  4. Habilidades das Grandezas e Medidas na BNCC para os 3º e 4º anos do Ensino Fundamental;
  5. Habilidades das Grandezas e Medidas na BNCC para o 5º ano do Ensino Fundamental;
  6. Habilidades das Grandezas e Medidas na BNCC para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  7. Habilidades das Grandezas e Medidas na BNCC para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  8. Orientações para o elaboração de um vídeo ou registro do relato de experiência desenvolvida nas escolas da Educação Básica
  No Sistema serão disponibilizadas e desenvolvidas todas as atividades teóricas e práticas das curso, além disso, ele será o meio de comunicação entre os participantes. Poderão participar do presente curso: - Professores que atuam nas escolas da Educação Básica; - Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As atividades síncronas e assíncronas serão devidamente planejadas para serem executadas através de ferramentas no AVA (https://matematicanaescola.com/ava/) como fóruns, chat, notícias, áudios, vídeos e lives). Todos os módulos cursados virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante toda a duração do curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores até o final do curso. Todos os módulos contarão com o apoio de recursos didáticos, como textos, vídeo e áudio. A teoria apresentada no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor (formador) estará vinculada à prática por meio de atividades que os professores cursistas deverão implementar com os seus alunos nas escolas da Educação Básica. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais serão realizados pelos membros da equipe do curso de extensão (Professores da Unemat) e também por dois discentes (bolsistas) à distância.
  1. Será considerado aprovado no curso e terá direito ao certificado registrado, o participante que satisfizer, simultaneamente, as três seguintes condições:
    1. Ter participado em 75% dos módulos on-line;
    2. Ter participado das atividades avaliativas obrigatórias (fóruns de discussão, e tarefas) de cada um dos oito módulos;
    3. Ter encaminhado um vídeo ou registros da experiência planejada e desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  • Os certificados serão disponibilizados individualmente por meio do link https://matematicanaescola.com logo após os participantes terem desenvolvidos todas as atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/. Além disso, enviaremos para o e-mail dos concluintes do curso os certificados registrados pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Barra do Bugres;
  • Serão emitidos certificados de 80 horas para os cursistas que cumprirem todos os três requisitos da avaliação;
Serão emitidos certificados de 40 horas para os cursistas que participaram dos 75% dos módulos on-line do curso, no entanto não submeteram as atividades avaliativas obrigatórias de cada um dos oito módulos até 30 de novembro de 2020. Ressaltamos que o Prazo limite para os participantes realizarem todas as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem será 30 de novembro de 2020.
Admin bar avatar

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola

R$220,00