EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CONTEXTO DA BNCCC

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27
dez

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a Estatística como uma das cinco unidades temáticas obrigatórias entre os componentes curriculares de Matemática nas salas de aula da Educação Básica. Assim sendo, no presente curso de extensão desenvolveremos diversas ações formativas envolvendo a temática da Educação Estatística na perspectiva da BNCC para capacitar e preparar os professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, pois a BNCC explicita que em relação a Estatística, a ênfase é colocada na exploração de dados do cotidiano e no envolvimento progressivo dos alunos em experiências de natureza investigativa. A pretensão enunciada no documento (BRASIL, 2017) é que as crianças, ao terminarem, compreendam e saibam utilizar uma linguagem simples das ideias fundamentais da Estatística, iniciando pela formulação de questões para investigar, passando pela coleta e organização de dados, finalizando na interpretação e apresentação dos resultados das questões investigadas. As atividades, projetos, e recursos didáticos estarão alinhadas a esses pressupostos e serão disponibilizados para todos os participantes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do GEPEME (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas) disponível em: https://matematicanaescola.com/ava/. Assim sendo, esse curso de extensão se constitui como um espaço importante para a formação continuada dos professores em serviço nas escolas se aperfeiçoarem para implementarem em suas práticas as habilidades contidas na BNCC envolvendo a Educação Estatística. Desta maneira, com a realização do presente curso de extensão 100% a distância, a UNEMAT se consolidará como IES pioneira no estado de Mato Grosso em iniciativas que promovem a Educação Estatística para professores que ensinam Matemática que atuam nas escolas da Educação Básica.

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola Canal do Youtube - https://www.youtube.com/MarcioUrelRodrigues Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues
Objetivo Geral Desenvolver ações formativas envolvendo a temática da Educação Estatística na perspectiva da BNCC para capacitar e preparar os professores da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos. Objetivos Específicos:
  • Potencializar o desenvolvimento de Projetos interdisciplinares abordando a temática da Educação pelos professores que ensinam Matemática nas escolas de diferentes níveis (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio);
  • Capacitar os professores da Educação Básica para estarem elaborando atividades, sequencias didáticas e projetos de ensino envolvendo a Educação Estatística em sala de aula;
  • Desenvolver competências e habilidades necessárias para a promoção da Educação Estatística por meio de atividades teórico-práticas;
  • Promover trocas de experiências e a criação de novas possibilidades de ensino-aprendizagem da Educação Estatística nas escolas da Educação Básica.
  • Proporcionar experiências de trabalho apontando alguns materiais e situações de sala de aula que possam subsidiar o trabalho dos professores que ensinam Matemática com a Educação Estatística.
O curso será dividido em 8 módulos, sendo que a formação dos professores será 100% a distância no ambiente virtual de aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/ Os oito módulos do curso serão:
  1. Educação Estatística na Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  2. Educação Estatística no Contexto das Pesquisas em Educação Matemática;
  3. Educação Estatística e os Livros Didáticos de Matemática;
  4. Atividades da Educação Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto da BNCC
  5. Atividades da Educação Estatística para Anos Finais do Ensino Fundamental na perspectiva da BNCC
  6. Atividades da Educação Estatística para o Ensino Médio na perspectiva da BNCC
  7. Orientações para o desenvolvimento da experiência em sala de aula envolvendo um Projeto de Ensino de Educação Estatística nas escolas;
  8. Orientações para o elaboração de um vídeo ou registro do relato de experiência desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  No Sistema serão disponibilizadas e desenvolvidas todas as atividades teóricas e práticas das curso, além disso, ele será o meio de comunicação entre os participantes; Poderão participar do presente curso: - Professores que atuam nas escolas da Educação Básica; - Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; As atividades síncronas e assíncronas serão devidamente planejadas para serem executadas através de ferramentas no AVA (https://matematicanaescola.com/ava/) como fóruns, chat, notícias, áudios, vídeos e lives). Todos os módulos cursados virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante toda a duração do curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores até o final do curso. Todos os módulos contarão com o apoio de recursos didáticos, como textos, vídeo e áudio. A teoria apresentada no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor (formador) estará vinculada à prática por meio de atividades que os professores cursistas deverão implementar com os seus alunos nas escolas da Educação Básica. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais serão realizados pelos membros da equipe do curso de extensão (Professores da Unemat) e também por dois discentes (bolsistas) à distância.
Será considerado aprovado no curso e terá direito ao certificado registrado, o participante que satisfizer, simultaneamente, as três seguintes condições:
  1. Ter participado em 75% dos módulos on-line;
  2. Ter participado das atividades avaliativas obrigatórias (fóruns de discussão, e tarefas) de cada um dos oito módulos;
  3. Ter encaminhado um vídeo ou registros da experiência planejada e desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  • Os certificados serão disponibilizados individualmente por meio do link https://matematicanaescola.com logo após os participantes terem desenvolvidos todas as atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/. Além disso, enviaremos para o e-mail dos concluintes do curso os certificados registrados pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Barra do Bugres;
  • Serão emitidos certificados de 80 horas para os cursistas que cumprirem todos os três requisitos da avaliação;
Serão emitidos certificados de 40 horas para os cursistas que participaram dos 75% dos módulos on-line do curso, no entanto não submeteram as atividades avaliativas obrigatórias de cada um dos oito módulos até 30 de novembro de 2020. Ressaltamos que o Prazo limite para os participantes realizarem todas as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem será 30 de novembro de 2020.
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Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola

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