EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SALA DE AULA NO CONTEXTO DA BNCC

Curso 02
21
dez

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a Educação Financeira como habilidade obrigatória entre os componentes curriculares nas salas de aula da Educação Básica. A BNCC trata a Educação Financeira com destaque entre os temas transversais, e indica que o assunto deve fazer parte de todos os currículos da Educação Básica no Brasil. Apesar de estar explicitamente relacionada a área de matemática, a proposta da Educação Financeira na BNCC é que os professores em serviço de diferentes disciplinas possam abordar o consumo consciente e o planejamento financeiro desde a educação infantil até o ensino médio de uma maneira transversal e interdisciplinar. A inclusão do tema na Base segue a tendência de estudos recentes da área, que apontam que quanto mais cedo a Educação Financeira é abordada, maiores são as chances dos estudantes adotarem hábitos de consumo consciente. Assim sendo, a BNCC explicita que os conhecimentos da Educação Financeira são essenciais para o fortalecimento da cidadania e voltados para ajudar a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. Assim sendo, o presente curso oferecerá um preparo e capacitação para os professores que atuam na Ensino Fundamental e Médio implementarem a temática da Educação Financeira nas escolas considerando os requisitos contidos na BNCC. Pretendemos que o presente curso contribua para que a Educação Financeira seja uma realidade da prática dos professores em serviço nas escolas do estado de Mato Grosso, pois as atividades, projetos, e recursos didáticos serão abordados e disponibilizados para todos os participantes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do GEPEME (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas) disponível em: https://matematicanaescola.com/ava/. Assim sendo, esse curso de extensão se constitui como um espaço importante para a formação continuada dos professores em serviço nas escolas se aperfeiçoarem para implementarem em suas práticas as temáticas da Educação financeira. Desta maneira, com a realização do presente curso, a UNEMAT se consolidará como IES pioneira no estado de Mato Grosso em iniciativas que promovem a Educação Financeira para professores que atuam nas escolas da Educação Básica, além disso, o presente curso de extensão 100% a distância, será desenvolvido com o intuito de estreitar a relação da UNEMAT com os professores em serviço das escolas da Educação Básica do estado de Mato Grosso, pois eles terão mais uma oportunidade para aperfeiçoarem suas práticas de sala de aula.

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola Canal do Youtube - https://www.youtube.com/MarcioUrelRodrigues Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues
Objetivo Geral Desenvolver ações formativas envolvendo a temática da Educação Financeira na perspectiva da BNCC para capacitar e preparar os professores da Educação Básica no estado de Mato Grosso a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas que propiciam o consumo responsável em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos.   Objetivos Específicos:
  • Potencializar o desenvolvimento de Projetos interdisciplinares abordando a temática da Educação pelos professores que ensinam Matemática nas escolas de diferentes níveis;
  • Capacitar os professores da Educação Básica da rede estadual para estarem elaborando atividades, sequencias didáticas e projetos de ensino envolvendo a temática da Educação Financeira em sala de aula;
  • Desenvolver competências e habilidades necessárias para a promoção da Educação Financeira por meio de atividades teórico-práticas;
  • Promover trocas de experiências e a criação de novas possibilidades de ensino-aprendizagem da Educação Financeira nas escolas da Educação Básica.
  • Proporcionar experiências de trabalho por projetos para os professores que ensinam Matemática com a temática da Educação Financeira.
O curso será dividido em 8 módulos, sendo que a formação dos professores será 100% a distância no ambiente virtual de aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/ Os oito módulos do curso serão:
  1. Educação Financeira no contexto da BNCC
  2. Educação Financeira no contexto das Pesquisas em Ensino/Educação Matemática;
  3. Educação Financeira nos Livros Didáticos da Educação Básica;
  4. Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  5. Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental
  6. Educação Financeira e Matemática Financeira no Ensino Médio e no contexto do Novo ENEM;
  7. Orientações para o desenvolvimento da experiência em sala de aula envolvendo um Projeto de Ensino de Educação Financeira nas escolas;
  8. Orientações para o elaboração de um vídeo ou registro do relato de experiência desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  No Sistema serão disponibilizadas e desenvolvidas todas as atividades teóricas e práticas das curso, além disso, ele será o meio de comunicação entre os participantes. Poderão participar do presente curso: - Professores que atuam nas escolas da Educação Básica; - Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As atividades síncronas e assíncronas serão devidamente planejadas para serem executadas através de ferramentas no AVA (https://matematicanaescola.com/ava/) como fóruns, chat, notícias, áudios, vídeos e lives). Todos os módulos cursados virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante toda a duração do curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores até o final do curso. Todos os módulos contarão com o apoio de recursos didáticos, como textos, vídeo e áudio. A teoria apresentada no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor (formador) estará vinculada à prática por meio de atividades que os professores cursistas deverão implementar com os seus alunos nas escolas da Educação Básica. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais serão realizados pelos membros da equipe do curso de extensão (Professores da Unemat) e também por dois discentes (bolsistas) à distância.
Será considerado aprovado no curso e terá direito ao certificado registrado, o participante que satisfizer, simultaneamente, as três seguintes condições:
  1. Ter participado em 75% dos módulos on-line;
  2. Ter participado das atividades avaliativas obrigatórias (fóruns de discussão, e tarefas) de cada um dos oito módulos;
  3. Ter encaminhado um vídeo ou registros da experiência planejada e desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
    • Os certificados serão disponibilizados individualmente por meio do link https://matematicanaescola.com logo após os participantes terem desenvolvidos todas as atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/. Além disso, enviaremos para o e-mail dos concluintes do curso os certificados registrados pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Barra do Bugres;
    • Serão emitidos certificados de 80 horas para os cursistas que cumprirem todos os três requisitos da avaliação;
    Serão emitidos certificados de 40 horas para os cursistas que participaram dos 75% dos módulos on-line do curso, no entanto não submeteram as atividades avaliativas obrigatórias de cada um dos oito módulos até 30 de novembro de 2020. Ressaltamos que o Prazo limite para os participantes realizarem todas as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem será 30 de novembro de 2020.
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Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola

R$220,00