EDUCAÇÃO ALGÉBRICA NA PERSPECTIVA DA BNCC DO 1º AO 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Curso 04
27
dez

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta o desenvolvimento do pensamento algébrico desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, caracterizando assim como sendo uma das inovações da BNCC. Assim sendo, no presente curso de extensão desenvolveremos diversas ações formativas envolvendo a temática da Educação Algébrica na perspectiva da BNCC para preparar os professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do 1º ano ao 9º anos do Ensino Fundamental. A busca por regularidades, a observação e a expressão de padrões, a relação intrínseca com a aritmética (em especial com as propriedades das operações) e a compreensão do sentido da igualdade, entre outros aspectos, marcam Educação Algébrica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já para os anos finais do Ensino Fundamental, é esperado que os estudos de Álgebra retomem, aprofundem e ampliem o que foi explorado nos anos iniciais. A essa altura, é interessante que os estudantes saibam, entre outros aspectos, identificar os diferentes significados das variáveis numéricas em uma expressão, estabelecer a generalização de uma propriedade, investigar a regularidade de uma sequência numérica, indicar um valor desconhecido em uma sentença algébrica e determinar o sentido de variável e incógnita, além de realizar alguns cálculos algébricos. Assim sendo, no presente curso, os participantes terão oportunidades de refletirem sobre o papel do cálculo algébrico no desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica no Ensino Fundamental. As atividades e recursos didáticos serão disponibilizados para todos os participantes no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem do GEPEME (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas) disponível em: https://matematicanaescola.com/ava/. Assim sendo, esse curso de extensão se constitui como um espaço importante para a formação continuada dos professores em serviço nas escolas se aperfeiçoarem para implementarem em suas práticas as habilidades contidas na BNCC envolvendo a Educação Algébrica. Desta maneira, com a realização do presente curso de extensão 100% a distância, a UNEMAT se consolidará como IES pioneira no estado de Mato Grosso em iniciativas que promovem a Educação Algébrica para professores que ensinam Matemática que atuam nas escolas da Educação Básica.

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola Canal do Youtube - https://www.youtube.com/MarcioUrelRodrigues Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues
Objetivo Geral Elaborar e desenvolver ações formativas envolvendo a temática da Educação Algébrica na perspectiva da BNCC para preparar os professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica a estarem implementando projetos de ensino e sequencias didáticas em suas práticas didático-pedagógicas com os alunos do 1º ano ao 9º anos do Ensino Fundamental   Objetivos Específicos:
  • Capacitar os professores da Educação Básica para estarem elaborando atividades, sequencias didáticas e projetos de ensino envolvendo a Educação Algébrica em sala de aula;
  • Promover trocas de experiências e a criação de novas possibilidades de ensino-aprendizagem da Educação Algébrica no Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos;
Proporcionar experiências de trabalho apontando alguns materiais e situações de sala de aula que possam subsidiar o trabalho dos professores que ensinam Matemática com a Educação Algébrica no Ensino Fundamental;
O curso será dividido em 8 módulos, sendo que a formação dos professores será 100% a distância no ambiente virtual de aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/ Os oito módulos do curso serão:
  1. Educação Algébrica na Base Nacional Comum Curricular - BNCC
  2. Concepções de Álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental
  3. Habilidades da Álgebra na BNCC para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
  4. Habilidades da Álgebra na BNCC para os 3º e 4º anos do Ensino Fundamental;
  5. Habilidades da Álgebra na BNCC e Cálculo Algébrico na Prova Brasil do 5º ano do Ensino Fundamental;
  6. Habilidades da Álgebra na BNCC para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  7. Habilidades da Álgebra na BNCC para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  8. Orientações para o elaboração de um vídeo ou registro do relato de experiência desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
  No Sistema serão disponibilizadas e desenvolvidas todas as atividades teóricas e práticas das curso, além disso, ele será o meio de comunicação entre os participantes. Poderão participar do presente curso: - Professores que atuam nas escolas da Educação Básica; - Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As atividades síncronas e assíncronas serão devidamente planejadas para serem executadas através de ferramentas no AVA (https://matematicanaescola.com/ava/) como fóruns, chat, notícias, áudios, vídeos e lives). Todos os módulos cursados virtualmente permanecerão disponíveis no ambiente durante toda a duração do curso, com a finalidade de oferecer suporte a consultas posteriores até o final do curso. Todos os módulos contarão com o apoio de recursos didáticos, como textos, vídeo e áudio. A teoria apresentada no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor (formador) estará vinculada à prática por meio de atividades que os professores cursistas deverão implementar com os seus alunos nas escolas da Educação Básica. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais serão realizados pelos membros da equipe do curso de extensão (Professores da Unemat) e também por dois discentes (bolsistas) à distância.
Será considerado aprovado no curso e terá direito ao certificado registrado, o participante que satisfizer, simultaneamente, as três seguintes condições:
  1. Ter participado em 75% dos módulos on-line;
  2. Ter participado das atividades avaliativas obrigatórias (fóruns de discussão, e tarefas) de cada um dos oito módulos;
  3. Ter encaminhado um vídeo ou registros da experiência planejada e desenvolvida nas escolas da Educação Básica;
    • Os certificados serão disponibilizados individualmente por meio do link https://matematicanaescola.com logo após os participantes terem desenvolvidos todas as atividades avaliativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem https://matematicanaescola.com/ava/. Além disso, enviaremos para o e-mail dos concluintes do curso os certificados registrados pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNEMAT – Barra do Bugres;
    • Serão emitidos certificados de 80 horas para os cursistas que cumprirem todos os três requisitos da avaliação;
    Serão emitidos certificados de 40 horas para os cursistas que participaram dos 75% dos módulos on-line do curso, no entanto não submeteram as atividades avaliativas obrigatórias de cada um dos oito módulos até 30 de novembro de 2020. Ressaltamos que o Prazo limite para os participantes realizarem todas as atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem será 30 de novembro de 2020.
Admin bar avatar

Márcio Urel Rodrigues - Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP. Professor do Curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Barra do Bugres/MT; Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Docente do PROFMAT - UNEMAT/Barra do Bugres/MT; Líder do GEPEME - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Escola

R$220,00